Por que além da lógica?

Passeando pela internet ou navegando pela net, como queiram descobri uma infinidade de conceitos ou pré conceitos a cerca do que pensam e fazem os seres viventes desse mundo. Moro em Imperatriz - Maranhão, mas me sinto cidadã do mundo ou do universo, pois minha família "é toda humanidade". Resolvi começar a escrever motivada por questões biológicas, coletivas e pela consciência que todos somos pequenos nós de uma grande rede política e afetiva de solidariedade unida pelas forças inspiradoras do universo.

sábado, 13 de novembro de 2010

Caminhos para Agricultura Familiar Maranhense

Foto: Arquivo CENTRU/MA
No Estado do Maranhão, as unidades produtivas camponesas caracterizam-se pela itinerância dos cultivos anuais, baseado na derrubada e queima da vegetação nativa, pela criação de aves e suínos em pequena escala, pelo extrativismo de madeira, mel e frutas nativas (açaí, murici, bacuri, cupuaçu, babaçu) e pela fabricação de farinha de mandioca. A crise nas unidades produtivas camponesas maranhenses deve ser atribuída a uma ineficácia tecnológica e econômica do processo produtivo agrícola, somado ao alto índice de concentração de terras, gerando pressões no campo em torno da falta de mediação do conflito econômico-ecológico.
Como alternativa às dificuldades apresentadas pela agricultura familiar, especialmente o esgotamento do modelo quer tradicional ou convencional maranhense, desfocados dos princípios agroecológicos, busca-se e o resgate do modelo produtivo sustentável para os trabalhadores rurais – agricultores familiares – encontrando nos sistemas agroflorestais viabilidade econômica, social, ambiental e cultural.
As experiências produtivas em curso na região Oeste Maranhense, especialmente ma microrregião de Imperatriz, são realizadas por agricultores e agricultoras familiares que utilizam seu conhecimento empírico e tecnologias de conservação dos recursos naturais, integrando os conhecimentos científicos e populares através de processos participativos de experimentação local.
Os sistemas agroflorestais são um demonstrativo das muitas estratégias e ferramentas de desenvolvimentos das práticas agroecológicas utilizadas pelos agricultores familiares que vem contribuindo para o resgate de costumes tradicionais e da cultura local.
Através da implantação dos sistemas agroflorestais e do entendimento da propriedade rural por meio de uma visão sistêmica que permitem a compreensão das relações e fluxos, muitos agricultores familiares vem conseguindo respostas produtivas satisfatórias com melhores condições de cultivo, criação e uso mais eficiente dos recursos naturais, obtidas a partir de um processo de experimentação e observação, acumulando conhecimentos e construindo processos participativos de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário