Por que além da lógica?

Passeando pela internet ou navegando pela net, como queiram descobri uma infinidade de conceitos ou pré conceitos a cerca do que pensam e fazem os seres viventes desse mundo. Moro em Imperatriz - Maranhão, mas me sinto cidadã do mundo ou do universo, pois minha família "é toda humanidade". Resolvi começar a escrever motivada por questões biológicas, coletivas e pela consciência que todos somos pequenos nós de uma grande rede política e afetiva de solidariedade unida pelas forças inspiradoras do universo.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Agricultura Familiar Maranhense : Sabedoria e Arte



A preservação da agricultura familiar perpassa pelo conhecimento do seu modo de produzir bem como saber qual sua estratégia de se relacionar com a natureza e o mercado. Uma das características é a diversidade de cultivos, sendo que alguns de seus cultivos se destinam a comercialização e outros para o consumo da unidade familiar.
Nessa lógica, o modelo agroecológico, utilizado secularmente pelas famílias agricultoras que com sua sabedoria e arte demonstram que as experiências de uso sustentável dos recursos naturais, florescem e se multiplicam provando sua viabilidade econômica, social e ambiental em perfeita simbiose com a natureza.
A agroecologia se configura como importante alternativa de combate a fome à medida que reorienta e impulsiona a agricultura familiar para outro nível, isto é, para uma agricultura sustentável com resultados diretos na melhoria da renda dos agricultores e na manutenção da flora e fauna do Cerrado e da Pre´- Amazônia Maranhense.
A agroecologia, portanto, consiste na prática de uma agricultura que se preocupa com todos os princípios que regem o funcionamento dos sistemas naturais, tendo como base a agronomia aliada a outras ciências, como ecologia, sociologia, economia, entre outras e, principalmente, o saber dos agricultores.
É através dessa visão sistêmica que a unidade de produção familiar  pode ser considerada um agroecossistema, onde encontra-se dos mais complexos até os menos complexos.
O termo "agrofloresta" foi criado para designar um uso especial da terra que envolve o manejo intencional de árvores. Através da introdução e mistura de árvores ou arbustos nos campos de produção agrícola ou pecuária, obtém-se benefícios a partir das interações ecológicas e econômicas que acontecem nesse processo.
 Existem muitas variações nas práticas que caem na categoria de agrofloresta: na agrossilvicultura, as árvores são combinadas com culturas agrícolas; em sistemas silvopastoris, elas são combinadas com produção animal e em sistemas agrossilvopastoris o produtor maneja uma mescla de árvores, culturas e animais.
O ponto em comum entre a agroecologia e os sistemas agroflorestais reside no objetivo: ambos pretendem otimizar os efeitos benéficos das interações que ocorrem entre as árvores; os cultivos agrícolas e animais; obter a maior diversidade de produtos; diminuir a necessidade de insumos externos e reduzir os impactos ambientais negativos da agricultura convencional. 
Esta afinidade de objetivos possibilita que os sistemas agroflorestais inseridos num contexto agroecológico de produção contribuam significativamente para o desenvolvimento equilibrado, integrado e duradouro tanto da paisagem natural quanto das comunidades humanas que nela habitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário