Por que além da lógica?

Passeando pela internet ou navegando pela net, como queiram descobri uma infinidade de conceitos ou pré conceitos a cerca do que pensam e fazem os seres viventes desse mundo. Moro em Imperatriz - Maranhão, mas me sinto cidadã do mundo ou do universo, pois minha família "é toda humanidade". Resolvi começar a escrever motivada por questões biológicas, coletivas e pela consciência que todos somos pequenos nós de uma grande rede política e afetiva de solidariedade unida pelas forças inspiradoras do universo.

domingo, 14 de novembro de 2010

É ROÇA, É ROÇA SIM SENHOR!

Transitando pelos canais de televisão na tentativa de encontrar algo que servisse de entretenimento e posso dizer que está se tornando cada vez mais difícil me detive por alguns minutos em um programa denominado “A Fazenda”, ou um “show da vida real”, realidade de poucos, bem poucos. Nesse momento, os participantes estavam compondo o trio que iria para “roça”, a roça nesse caso significa ser eliminado do referido programa.
Então, fiquei pensando com meus botões ou para ser mais atual com meu zíper: um programa chamado “A fazenda” onde a eliminação é denominada de roça, ora então o termo roça está sendo usado de forma pejorativo, até aí nada de novo, bem meus caros a questão é que o programa é veiculado em rede nacional e passa idéia que roça é uma coisa ruim.
Resolvi então, colocar a palavra na net e o que foi relacionado  foi o seguinte:“está na roça = está com problemas, perdido, está ferrado” para não citar palavras de baixo calão. Também, roça na net está relacionada ao citado programa de televisão, aliás, como uma das primeiras opções de pesquisa.
Quanta contradição, o Brasil é um país de origens rurais e o cultivo de roças é milenar transmitido por culturas indígenas, roça para quem não sabe deriva do verbo roçar, no sentido de preparar determinada área para cultivá-la. Da roça, vem o arroz, o feijão, o milho, entre outros cultivos que servem de alimento para um país. Na roça moram famílias que colaboram na construção desse país. A roça é lugar de moradia, é lugar de criação e produção. Roça significa sustentabilidade e coletividade, minhas origens são da roça e creio que de muita gente também.
Por isso, me sinto ultrajada e desrespeitada ao ver minhas origens sendo tratadas dessa forma. Programas de televisão dessa natureza estimulam o preconceito contra pessoas do campo, da roça e disseminam a idéia que roça é sinônimo de algo ruim e lugar de perdedores. Da roça, surgiram grandes nomes desse país. Na roça foram articuladas revoluções que marcaram época.
Roceiras, como eu e tantos outros somos sujeitos políticos e históricos, fazemos parte e contribuímos na construção desse país enquanto agentes de transformação social, e isso são apenas alguns dos motivos pelo qual temos do que nos orgulhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário